Resposta ao senhor Túlio Milman

Felipemenegotto
3 min readNov 19, 2021

--

Na sua coluna do dia 19/11/2021 o jornalista do grupo RBS, senhor Túlio Milman, fala sobre a mudança da prova do ENEM. Vamos falar algumas coisas para o senhor Túlio, já que segundo sua brilhante coluna tudo se resume a narrativas.

Senhor Túlio, os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep (https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-10/entenda-como-sao-elaboradas-questoes-do-enem).

Deixa eu explicar para o senhor Túlio, de maneira mais clara pra que ele consiga compreender. Os ESPECIALISTAS na área elaboram as questões. Sim, senhor Túlio. Quem diria, não é mesmo? Quem diria que as pessoas que são responsáveis por elaborar tais questões são aquelas que tem mais conhecimento na área. Quem diria que os professores de Universidades Públicas e Privadas são responsáveis pela elaboração dos itens e que eles são depois selecionados aleatoriamente para compor a prova?

Quem diria que pessoas concursadas do INEP, ou seja, que segundo a meritocracia são as mais competentes para desempenhar tal função, fazem a revisão das questões?

O que acontece é que nesse ano, segundo matéria da Piauí, que faz jornalismo de verdade, o presidente do Inep montou uma equipe para analisar ideologicamente as questões do exame. O grupo, composto por um procurador de Justiça, um diretor do Inep e um ex-aluno de Ricardo Vélez Rodríguez.

Senhor Túlio, me diga uma coisa, por qual motivo um procurador de justiça faz esse tipo de trabalho? E por qual motivo um ex-aluno de Ricardo Vélez fez parte dessa equipe genial?

Ah claro, como tu não fizeste o teu trabalho de jornalista, eu faço por ti. Uma investigação de 30 segundos na Internet, nos leva ao fato de que Ricardo Vélez diz, em seu blog, ter sido indicado por Olavo de Carvalho para o cargo de ministro da Educação (https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/22/politica/1542910509_576428.html). Isso são dados da natureza. Verificáveis por qualquer jornalista com o mínimo de vontade de tentar compreender a realidade.

Se tu não compreendes as raízes do olavismo com o governo, sugiro a leitura do Guerra Cultural e a Retórica do Ódio, escrita por João Cezar de Castro Rocha. Uma pesquisa sobre a área, cheia de referências e com profundidade gigantesca.(https://www.amazon.com.br/Guerra-cultural-ret%C3%B3rica-%C3%B3dio-p%C3%B3s-pol%C3%ADtico-ebook/dp/B08XPFFPDJ)

Voltando à equipe brilhante. Senhor Túlio, por que motivo em uma equipe de três pessoas de tal gabarito, a charge abaixo tenha incomodado por motivo de desrespeito religioso?

Eu sabia que o Zuckerberg tinha fãs. Mas não sabia que era tipo religião. Religião é mais pros fãs incondicionais do Elon Musk. Por essa falha de interpretação, que eu digo que esses censores, além de tudo, são analfabetos funcionais. A não ser é claro, que os censores pensem que padres estão sendo desrespeitados por alegarem que eles usam a Internet e as redes sociais. Nesse caso, confesso que é importante que esses grandes exemplares cristãos conheçam mais padres e pastores por aí.

Senhor Túlio, queria saber por qual motivo essa questão aqui teria sido censurada: o uso de camisinha é “o meio de prevenção mais barato e eficaz” contra a Aids. “Gera polêmica desnecessária / Direcionamento do controle de saúde”. Só o que faltava também ter uma questão dizendo que vacinas são eficazes contra o sarampo não é mesmo? É tudo uma questão de ponto de vista. Existem os especialistas que dizem que camisinha é o meio mais seguro para prevenir AIDS e vacinas são importantes contra sarampo, por outro lado tem que levar em consideração os influenciadores digitas que dizem o contrário. Como assim o ENEM não consultou tais pessoas?

Ainda bem que não apareceu na seleção aleatória nenhuma questão sobre o formato da Terra. Se aparecesse, a chance de ser censurada era grande. Não acredita senhor Túlio? Basta ver esse vídeo que o “filósofo” colocou em seu canal: https://www.youtube.com/watch?v=JAagpiCnFJA&t=2113s&ab_channel=OlavodeCarvalho.

--

--

No responses yet